Autor: E. Bosque
Entre 2014 e 2015, serão diagnosticados 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres do mundo. Porém, a incidência do tumor vária segundo a região do planeta. São várias as causas que atingem nesses resultados: a alimentação, a idade da mulher no primeiro parto, o número de filhos, o estresse ligado a vida urbana, os novos hábitos sedentários, a herança genética...
No Brasil, a última estimativa apresentada pelo INCA, em 2014, mostra que, desconsiderando os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-oeste e Nordeste, e o segundo no Norte (confira os dados no relatório do INCA).
No entanto, câncer de mama não é só coisa de mulher, também pode acometer em homem. Segundo os dados fornecidos pelo INCA, o número de incidência em homens no total de casos de tumor mamário é de 1%.
É importantíssimo as mulheres conhecerem o seu corpo e “autoexaminarem” suas mamas periodicamente, além de manter um estilo de vida saudável.
Câncer de mama não tem que ser sinônimo de morte. Mas para que isso aconteça é fundamental um pronto diagnóstico e a conscientização da população. Iniciativas mundiais como o outubro rosa estão na procura desses objetivos.